banner topo

sbento

"Ejus in obitu nostro praesentia muniamur"

- Sejamos protegidos pela sua presença na hora de nossa morte.

Inscrição em latim na frente da Cruz-Medalha de São Bento

São Bento de Núrcia (480-547),monge, fundador da regra beneditina (que acabou por ser declarada a regra a vigorar em todos os mosteiros católicos da Europa), foi designado santo padroeiro da Europa pelo Papa Paulo VI em 1964, sendo venerado não apenas por católicos, como também por ortodoxos. Foi o fundador da Abadia de Monte Cassino, na Itália (destruída durante a Segunda Guerra Mundial e entretanto restaurada). É comemorado a 11 de Julho.

A Regra de São Bento (em latim, Regula Benedicti ou RB), escrita por Bento de Núrcia no século VI, é um conjunto de preceitos destinados a regular a vivência de uma comunidade monástica cristã, regida por um abade. Escrita numa altura em que pululavam, por toda a Cristindade, inúmeras regras, começou a ter sucesso sobretudo a partir do séc. VIII, quando os Carolíngios (Carolíngios ou Carlovíngios) é o nome da dinastia franca que sucedeu aos merovíngios - (751), com Pepino, o Breve, e restabeleceu o Império Romano do Ocidente de 800 a 887 - principalmente sob Carlos Magno - ordenaram que fosse a única regra monástica autorizada nos seus territórios - e a partir daí, esse preceito estendeu-se ao resto da Europa, sobretudo com o advento da reforma gregoraina. Foi também adoptada, com igual sucesso, pelas comunidades regrantes femininas.

O espírito da Regra de São Bento resume-se em dois pontos: o lema da Ordem de São Bento (pax - «paz»), que nasceria séculos mais tarde, como resultado da agremiação de vários mosteiros que partilhavam a mesma regra; e ainda o tradicional ora et labora («reza e trabalha»), súmula da vida que cada monge deve levar.

A Ordem de São Bento ou Ordem Beneditina ( Latim: Ordo Sancti Benedicti ), sigla OSB) é uma ordem religiosa monacal católica, que se baseia na observância dos preceitos destinados a regular a convivência comunitária, composta no século VI por Bento de Núrcia: a Regula Beneticti. A ordem não foi, porém, fundada por este santo, tendo antes nascido da reunião de vários mosteiros que professavam a sua regra, muito após a sua morte. Os monges desta ordem são conhecidos como beneditinos.

Merchandising 

Contacte-nos e faça a sua encomenda

Livro