MOD_NOK_SNOW

logo transp

REUNIÃO DE DIRECÇÃO - 26/02/2011
MANIFESTO DE INTENÇÕES



APROXIMAR DISTÂNCIAS, HONRAR O PASSADO: UM COMPROMISSO!

Tendo a subida honra de assumir a direcção dos destinos da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Lamego, importa, desde já, como primeiro acto do respectivo exercício e na esteira da obra das anteriores direcções, manifestar uma vontade clara e inequívoca de compromisso que esta Direcção entende abraçar, no desempenho do seu mandato.

DOS PRINCÍPIOS:
1. Em forma de apresentação, refira-se que o elenco que integra esta direcção pertence à geração dos anos 60/70 que passou pelo Colégio, deixando marcas a diversos níveis, associadas a momentos relevantes quer ao nível do Colégio de Lamego, quer ao nível pessoal.
Queremos realçar que a assumpção desta responsabilidade cumpre imperativos de gratidão e de reconhecimento para com o Colégio, casa mater, o seu espírito e a sua missão, e procura garantir que o rasto que deixa naqueles que por ele passam, novos e velhos, assenta num lastro de princípios de vida e valores que, sendo imorredouros, merecem o esforço da nossa atenção e o tributo da nossa acção.
É, assim, intenção primeira desta Direcção tudo fazer para, através da concretização de actos e de eventos, honrar e engrandecer a obra instrutiva do Colégio, sabendo que, dessa forma, todos sairemos honrados.
É forçoso que uma das traves mestras da nossa acção seja a de unir os alunos do Colégio, reagrupando geração após geração, mais actual ou mais recuada, em torno do sortilégio único e irrepetível de se sentirem diferentes pelo simples facto de terem bebido da fonte da sabedoria, da cultura, da ética social e comportamental e da estética global em que aquele foi capaz de se constituir e manter ao longo dos tempos.
Assumimos, do mesmo passo, que as importantes modificações sociais e culturais do País, com claros reflexos na vivência do nosso Colégio, em que a população média de 150 alunos em regime de internato, nas décadas de 50 a 80, foi substituída, nos dias de hoje, por uma população estudantil de alunos externos e com forte ligação à cidade de Lamego, merecem ser tidas em conta nas dinâmicas da Associação.
Permitimo-nos, também, realçar o facto de, pela primeira vez na história da Associação, a Direcção ser integrada por um elemento feminino, parecendo-nos fazer jus à heterogeneidade e abertura à modernidade por parte do Colégio, quando, a partir de certa altura, quis acompanhar a vida escolar de rapazes e meninas.

DAS ACÇÕES - Nota Prévia:
No plano operativo, lançamos ideias e propostas no compromisso da sua concretização durante o nosso mandato.
Queremos que a organização de eventos cumpra o objectivo de a Associação deixar de se centrar em si mesma, procurando outros horizontes, recentrando a sua acção nas realidades sociais que lhe são próximas, virando-se, preferencialmente, para a agregação de antigos e actuais alunos e professores, para a redescoberta da cidade de Lamego como território a cultivar, numa viagem pela integração da comunidade Lamecense num claro testemunho do ideário da congregação beneditina.

Propostas de acção:
Dia do antigo Aluno:
Continuação da celebração do “Dia do Antigo Aluno”, a partir do Colégio, associando às tradicionais realizações outros momentos de natureza cultural, desportiva ou lúdica, dinamizando esse dia e dando-lhe outra vitalidade, que ajude a congregar mais participações.

Realização de eventos científico-culturais
Organização de palestras, conferências e realizações análogas que apelem à participação e envolvimento de todos os que estiveram ou estão ligados ao Colégio e à cidade, procurando que, em cada ano, possa haver um evento desse tipo, à volta de temáticas diversas.

Criação do Prémio “Aquilino Ribeiro”
Revitalização da figura de Aquilino Ribeiro, como antigo aluno do Colégio, associando o seu nome e o seu génio à instituição de um prémio anual que promova a criatividade entre os actuais alunos do Colégio e dos Estabelecimentos de Ensino da cidade de Lamego, no campo da produção literária (conto, poesia, ensaio…).

Renovação dos ficheiros
Actualização e informatização do ficheiro da Associação, em contacto com os associados, e incentivo à filiação de todos os antigos alunos.

Comunicação
Melhoria do “website” da Associação – www.aaacl.com – procurando-se formas de o manter permanentemente actualizado, de modo a poder servir efectivamente como elo de ligação dinâmico entre a Associação e os Antigos Alunos e de divulgação da própria Associação perante os seus associados.

Criação de rede de ligação/ Contact Point
Implementação de um modelo em rede de contactos de antigos alunos que, assumindo o papel de interlocutores locais em todo o País, promovam, dinamizem e sensibilizem outros antigos alunos para as actividades sectoriais da AAACL.

Garantir o equilíbrio financeiro da Associação
Apelo ao pagamento atempado das quotas dos sócios, promoção da inscrição de novos sócios, diversificação de fontes possíveis de financiamento (mecenatos, patrocínios empresariais e institucionais, merchandising…).

Encontro das Vocações/Gerações: Pensar o futuro
Realização, em articulação com a Direcção do Colégio, de conferências/debate de testemunhos/exemplos de sucesso na vida profissional de antigos alunos dirigidas aos actuais alunos (a partir do 9º Ano).

Queremos que as últimas palavras tenham a mesma intenção que as primeiras:
Manifestar a nossa vontade e empenho de tudo fazermos para, honrando o desígnio comum de nos sentirmos bafejados pela sorte de nele nos termos forjado como homens e mulheres de bem, honrarmos o Colégio de Lamego, na sua história e na sua essencial importância como Escola e como Vida.

Aprovado em reunião de Direcção
26.02.2011

Sponsor

Merchandising 

Contacte-nos e faça a sua encomenda

Livro